Sobre
O blog Catequisarte é um espaço para compartilharmos atividades e experiências voltadas para a catequese infantil. Sejam todos bem vindos!
Pesquisar
Seguidores
Marcadores
Arquivo
14 de agosto de 2013
A caixinha de lápis da catequese
Bom dia, povo de Deus!
Hoje vou falar de um assunto meio complicado: os custos de manter uma criança na catequese.
Dou catequese para um bairro "pobre" da cidade. Digo "pobre" porque isso é muito relativo, muita gente vive bem com muito pouco e muita gente vive mal mesmo tendo muito. O que quero dizer é que lá nem todos os pais tem condição de comprar os materiais (que muitas vezes são caros) que as crianças precisam para escola, catequese... Além disso, muitos pais tem três, quatro ou mais filhos, aí fica difícil ficar comprando material todo ano para todas as crianças.
As crianças da minha cidade recebem os materiais da prefeitura (quando estudantes do sistema público de ensino), o que já ajuda, mas mesmo assim, algumas professoras não os deixam levar os materiais para casa, afinal, eles perdem, estragam e depois vão pedir emprestado dos amiguinhos ou reclamar com a professora, sabem como as crianças são, não é mesmo?
Pensando nisso, recebo doações de lápis e com elas faço a caixinha de lápis da catequese! Quando uma criança não tem lápis, ou a professora não deixa levar para casa, ou mesmo não tem determinada cor, pode pegar emprestado da nossa caixinha!
Nossa caixinha (improvisada com pote de sorvete) transbordando depois de doação de lápis! Nem dá mais para tampar!
Mas, nem tudo são flores... Algumas crianças deixam de usar seus próprios lápis para não "gastá-los" e usar os da caixinha, não cuidam bem, jogam os lápis na caixa ao invés de colocar, usam o apontador da caixinha e não limpam, aí o reservatório de casquinhas acaba quebrando por ser sobrecarregado... Por isso decidi não deixar mais a caixinha com eles, quando eles precisarem de algo, terão de pedir e eu mesma pego e acompanho o uso!
As crianças devem aprender desde pequenas que devem ter respeito e cuidado com as coisas alheias e que quando recebem algo bom, devem cuidar bem para que não fiquem sem! Ninguém recebe algo sem merecimento!
E vocês, tem o mesmo problema? Como lidam com ele?
Marcadores:Ideias
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou deste post? Tem alguma sugestão? Deixe seu recadinho aqui!